terça-feira, 3 de abril de 2012

Expectativa e decisões, dúvidas e ansiedade.

Expectativa é um sentimento que provoca outros sentimentos às vezes bons, mas na maioria eles não são muito agradáveis, geralmente a ansiedade domina o seu ser e tudo se torna mais difícil e muitas vezes o resultado final é a frustração, todo mundo sabe um pouco disso, mas é muito difícil não criar expectativas, principalmente com coisa que queremos muito.

A ansiedade atrapalha quase tudo, ela nos dá a impressão que o tempo passa devagar, pensamos que tudo dará errado, que o momento nunca vai chegar, geralmente não tem como controlá-la ou evitá-la e quando somos exigidos com decisões ou ações quase sempre a ansiedade age de uma maneira destrutiva e nunca construtiva.

A decepção é proporcional a expectativa, assim como a alegria de quando o resultado é bom, então não há duvida que a decepção seja um produto da expectativa. O que tem a ser discutido é o fato de muitos ligarem a expectativa e ansiedade às decisões, e até não deixa de ser, mas eu acredito que não é tão simples assim, decisões estão mais ligadas a duvida inerente a personalidade humana do que a decisões certas ou erradas.

Geralmente não acredito em destino, acho que tudo que acontece em nossas vidas está mais para o acaso mesmo, por mais que algumas coisas podem parecer premeditas o mais comum é construímos um futuro bom ou ruim de acordo com cada ação que tomamos ou não no presente, dessa forma, acredito que a “coisa” que gera a expectativa depende muito de nossas ações para acontecer ou não, tornando a ansiedade uma perca de tempo.

Se você toma as decisões certas você plantará a semente certa e o fruto vai ser bom, assim como se você tomar a decisão errada o fruto será ruim ou nem nascerá. Isso torna a ansiedade um objeto direto de suas ações, tornando-a sem sentido.

Se você tomou a decisão certa não tem porque ficar ansioso porque cedo ou tarde o fruto virá, e se você tomou a decisão errada ela também não tem porque acontecer, já que você não terá o que esperar. Simples.

Isso no papel é lindo, o problema é que o ser humano NUNCA tem certeza se tomou a decisão certa, a dúvida sempre existirá, fazendo a ansiedade um produto direto da dúvida e não da decisão em si.

Não vou encerrar com um conselho porque não tenho como aconselhar uma coisa inevitável, a criação de expectativas é intrínseca ao ser humano.

Nenhum comentário: