segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Tipos de ciúme

Existem diversas formas de ciúme, entretanto, algumas se destacam, as quais criei alguns nomes: ciúme racional, ciúme “incubado”, e ciúme doentio, essa classificação resume todas as outras formas desse sentimento, explanarei um pouco sobre cada uma delas, esse texto como todos os outros, é baseado em conhecimentos empíricos, e em observações comportamentais de conhecidos, amigos, namoradas e etc.

Ciúme racional
Como o nome indica, essa é a forma de ciúme mais comum, a mais normal, e a mais racional, ela acontece quase automaticamente ao passo que se cria algum vinculo com determinada pessoa, seja ele afetivo, ou simplesmente convencional, quando se cria esse vinculo, automaticamente o cérebro se considera proprietário da pessoa, porem sem ser demasiado possessivo, o ciúme racional se mistura e se confunde com um pedido de respeito, o relacionamento é como se fosse um contrato, e é simplesmente o que se espera, a fidelidade, e o cumprimento das cláusulas.

Ciúme “incubado”
A pior forma de ciúme, não só para o que sente, mas para o(a) parceiro(a) também, ruim para quem sente porque acumular sentimentos tão poderosos assim não é certo, nunca, não que eles devem ser liberados in natura, mas também não podem ser guardados, como se fossem uma coisa sólida, eles vão acumulando até chegarem ao um ponto insustentável e quando isso acontece pode ser tarde demais e as conseqüências podem não ser tão boas.
Como o próprio nome sugere, esse ciúme fica incrustado na “alma” da pessoa que teima em não demonstrá-lo, qualquer ação que cause ciúme é rapidamente abafada e a pessoa finge que não aconteceu nada, porém por dentro um turbilhão de sensações é sentido e não liberado.
Isso é ruim para o (a) parceiro (a) por dois motivos, primeiro que ver que o (a) companheiro (a) sente um ciúme moderado é sempre bom, você se sente querido e amado, e quando isso não acontece você sente mal amado, e segundo que cria uma espécie de comodismo uma sensação de “já que ele não liga posso fazer o que eu quiser” não nesses termos, mas mais ou menos neles, e isso, não pode ser bom.
 

Ciúme doentio
Esse não requer muita explicação, quase todo mundo conhece alguém que tem essa doença, sim, isso é uma doença, mas resumindo, a pessoa que sofre desse mal simplesmente não consegue controlar o ciúme, e ele existe em proporções infindáveis na pessoa, você se sente dono do indivíduo, e não como no ciúme racional que é apenas por uma cláusula do contrato social que você “assinou”, mas o corpo e a alma do amado lhe pertencem assim como pensamentos, passado, presente e futuro.
Geralmente a pessoa que não consegue controlar esse sentimento também não consegue controlar suas ações e acaba fazendo escândalos gratuitos as vezes por motivos banais. Esse tipo de ciúme acaba com quase todas as relações que ele está presente.

Não existe ninguém que “não tenha ciúme” se existe sentimento existe ciúme, não existe uma separação ou alguma pessoa que consiga sentir algo por alguém sem ciúme, é uma lei da natureza, pode haver alguém que tenha um ciúme tão incubado que se passe por alguém que não sinta nada, mas no fundo ela está sentindo algo, com certeza.

Nenhum comentário: