terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Manual de Sobrevivência no Twitter

Antes de mais nada, e de criar brigas e desafetos, venho informar que esse texto não é uma indireta para ninguém, é só um levantamento de algumas “condutas inadequadas” relatadas por alguns amigos, e outras que eu mesmo vi acontecer várias vezes.
Sei que o Twitter é uma propriedade e cada um usa da maneira que julgar adequada, mas o intuito é só ajudar a ter um Twitter mais amistoso e fácil de conviver.

Partindo do principio que “cada um tem a timeline que quer” eu tenho que admitir que eu mesmo cometo algumas dessas “gafes”, porem a questão é se policiar e tentar evitar ao menos algumas dessas coisas, ou no mínimo a repetição cotidiana delas, ou de todas...

Chat – Existem milhões de redes sociais, e na maioria delas existe um chat, alem dos que foram feitos somente para isso, como o Messenger e o Google Talk, então porque encher a timeline dos outros com uma coisa que é só para você? Se é uma conversa que outros poderão se interessar, ou uma tirada com um tweet de alguém é até perdoável, caso não for um desses casos, é melhor evitar.

Se você tem que responder pelo twitter, ou não tem o contato da pessoa em outra rede social, é preferível levar a conversa pras DMs ou ao menos responder só com a reply, que somente quem segue a outra pessoa irá ver, mesmo assim às vezes é uma encheção de saco desnecessária.

Diário – Essa tecla já foi batida várias vezes por muitos de meus amigos e muitas das pessoas que eu sigo. O twitter é uma ferramenta relativamente nova, e foi difundida muito rapidamente, algumas pessoas ainda não sabem pra que ela serve direito, nem como usá-la, e até muitos famosos chegarão a usar o twitter como uma forma de narrar tudo o que iriam fazer, tweets como “acordei” “estou indo tomar café” “nossa, que café gostoso” “indo pra escola” “que aula chata” “indo almoçar” “indo dormir” “acordando” e todos eles em seqüência, aconteceram e ainda acontecem com bastante freqüência, principalmente em contas de pessoas “anônimas” porem o que devemos ter cuidado é que isso acaba ficando MUITO chato para seus seguidores, muitas dessas coisas interessam apenas a você, não precisam ser externadas em uma ferramenta imediatista e que tem varias pessoas conectadas.

Portanto, antes de postar “saindo,” “indo comer”, “peidei”, “cheguei” e etc, lembre-se que tem outras pessoas que não tem nada a ver com isso, e não estão nem o mínimo interessadas.

Horóscopo – Saber seu signo não é nenhum crime, mas o signo é SEU, e a não ser que você seja um astrólogo, que transmite o boletim dos signos diariamente por profissão, ninguém está interessado no seu horóscopo.

FollowBack – Uma questão polemica, o twitter como uma rede social, mas o que muitos não entendem é que ela é uma rede diferente das demais, onde você segue o que lhe é conveniente e interessante, e às vezes o que você diz não é interessante para uma pessoa que você esta seguindo, seguir e necessariamente ser seguido não é uma regra. O twitter não é um contrato de amizade, amizade é mais que isso.

Nenhum comentário: