terça-feira, 28 de junho de 2011

""orgulho" de ser acreano"

Já fui muito criticado por falar mal do Acre, e principalmente da sua gente, e antes de tudo, gostaria de dizer que sou Acreano, nasci e fui criado em Rio Branco, mas infelizmente não consigo ter orgulho de ainda estar morando aqui, vários são os motivos, sejam eles ideológicos ou sociais, desde pequeno eu tive vontade de sair do Brasil quando conquistasse a tão sonhada independência financeira, mas quando comecei a viajar pelo pais, comecei a perceber que não era preciso sair dele, bastava sair do estado.

Não estou revoltado, não fui despedido ou perseguido pelo governo, pelo contrario, eu inclusive era filiado ao PT, não que eu me orgulhe disso (isso não é o assunto do texto), nem quero pagar de colonizado dizendo que nada presta no Acre, esse estado tem um potencial de crescimento incrível, mas não é aproveitado, hoje em dia, e infelizmente durante muito tempo esse estado será uma colônia do Brasil.

Não é só pela mente provinciana da maioria da população, pela falta de opções de entretenimento decente, pelo calor escaldante que faz o ano todo, ou pelo curralismo que se mantem aqui só sendo passado de um lado para o outro, talvez até seja. Se os governantes tivessem há muito tempo sabido levar esse potencial acreano ao seu ápice, as coisas seriam diferentes, contudo tudo que as “patotinhas” políticas sabem fazer é sugar e sugar de todas as formas possíveis, projetos de real desenvolvimento industrial ou de qualquer cunho econômico são raros ou inexistentes. Que fique claro que não estou colocando a culpa no governo do PT, a oposição poderia muito bem fazer esses projetos através dos deputados estudais ou federais, mas no Acre não existe nem uma oposição decente para se travar uma briga que seja boa para a população, uma “luta de melhores projetos”, só existe aquela velha picuinha política entre FPA e MDA de muitos anos atrás que continua da mesma forma, mudando apenas as alcunhas e personagens principais.

Uma das coisas que mais me deixam estupefato no Acre é a sua “classe média alta”, esse povo daqui não sabe nem esbanjar, aqui existem pessoas verdadeiramente ricas, porém são poucas, mas existem muitas pessoas com condição de viver com qualidade, e essas, mantém o ego mais alto que as que realmente tem dinheiro, e independentemente de gênero, o futuro acreano está perdido se depender dos jovens do estado.

Sem contar a total falta de infra-estrutura que esse estado tem, o exemplo mais claro é o fornecimento de internet, que é refém da Oi que não consegue deixar o estado com internet sem interrupções durante um mês, sem contar as opções para diversão, aqui temos no máximo um show grande por mês e da mesma equipe de eventos, o que nos deixa completamente sem opções, já que eles só trazem um estilo musical por década.

A maioria da população acreana (e brasileira) pensa pequeno demais, não tem muita visão de futuro, mas principalmente os acreanos, pensam que é só encher uma fazenda de bois e pronto, eu sei que isso dá muito dinheiro, porem não é só isso, existem um milhão de coisas que se tiverem um investimento podem funcionar e não são exploradas, a maioria dos empreendimentos que dão lucro aqui são de pessoas de outros estados.
É simples, enquanto o que mover a economia do estado for o governo com seus empregos que são verdadeiros cabides eleitorais, a economia não tem como se desenvolver.




Não critico quem tenha “orgulho de ser acreano”, eu até invejo, porem não consigo ter orgulho de um povo que goste de ser atrasado em todos os sentidos que a palavra queira dizer.

Nenhum comentário: