sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Reprovação por falta, uma gigantesca injustiça.

Uma coisa que eu acho completamente ridícula no sistema educacional brasileiro (acho que do mundial, né?) é a “reprovação por freqüência), sempre que essa discussão se inicia o mundo se divide em dois times, os contra e os a favor, geralmente professores e alunos.

Vamos manter no nível superior, acho justo reprovações nos níveis fundamental e médio, o que me deixa irado, e sem conseguir entender é esse tipo de conduta em universidades publicas e principalmente nas particulares.



Nas publicas os puritanos vem com o papo “AIIN, SE TU NÃO QUER ESTUDAR MILHÕES DE OUTROS QUE ESTÃO AI FORA QUEREM, AIIIIN TA TIRANDO VAGA DE ALGUEM”, Não, amigo, eu não estou tirando vaga de ninguém, eu conquistei minha vaga, eu LUTEI PELA MINHA VAGA, tenho direito de fazer com ela o que quiser, seja concluir em 4 anos (no caso do meu curso) ou demorar 8, se você quiser cursar uma universidade publica é só estudar, infelizmente o sistema brasileiro de acesso ao sistema publico de ensino superior é COMPLETAMENTE RIDICULO seja ele vestibular, ENEM, ou qualquer outra merda, o aluno tem por direito a ida automática para o curso superior, mas como nada na vida é justo e pro brasileiro muito menos, só nos resta estudar para quem sabe entrar e cursar.

Pois sim, eu conquistei minha vaga, então posso demorar O TEMPO QUE EU QUISER para me formar, o tempo que eu demorar só vai prejudicar a mim mesmo.

Voltando ao foco do texto, eu estou lá, cursando minha linda faculdade, porem não quero deixar de viver, e acabo faltando algumas vezes, vai outras, e nessas poucas vezes que vai a aula consegue absorver um pouco do conteúdo, no final do período compra as apostilas ou livros necessários, estuda e tira nota suficiente (e as vezes maior que a de quem foi todos os dias pra aula) só que o que acontece: A soma de faltas é maior que a permitida e o aluno é sumariamente reprovado na disciplina.

Eu acho isso completamente ridículo, completamente injusto, se a pessoa tem capacidade de tirar boas notas sem ir pra aula todos os dias, méritos dela, sinal de inteligência, sorte, o que for...  o que importa é a nota, o sistema não é assim? O que mede o conhecimento do aluno não são as notas? (acho errado também, mas o sistema é assim, essa discussão não cabe) então se ele conseguir nota suficiente para passar, paciência e parabéns pra ele.

Nas faculdades particulares ainda temos o agravante do dinheiro, VÉI, NA BOA, o cara ta pagando, se ele falta, mas consegue passar, o professor esta quase cometendo um crime ao reprová-lo, alem de tudo o que eu argumentei anteriormente, o dinheiro gasto é o dele, ele faz o que ele quiser com ele, se não quer ir todos os dias, mas consegue a tão solicitada nota, tudo bem.

Eu mais do que ninguém sei que sempre haverá defensores da moral e dos bons costumes que vão dizer que não é bem assim, e etc., porem é uma questão lógica: Qual o método de avaliação utilizado? Notas. A pessoa consegue não ir pra aula todos os dias e ainda sim tirar boas notas? Sim. Então você não tem argumentos, desculpe-me.

Mude o sistema de avaliação para um que avalie o aluno diariamente e DIFICULTE A VIDA DE QUEM QUER FALTAR, pronto, você vai conseguir prende-lo, caso contrario ADEUS.

Obs: Aos meus professores que eventualmente vão ler esse texto, e já me reprovaram, quero dizer  que eu mereci minhas reprovações, não estava preparado e não conseguiria nota, isso não foi uma indireta.

Nenhum comentário: