segunda-feira, 1 de junho de 2009

Apenas esterco.

- Aonde você vai? Indagou um ancião que estava à beira da estrada.
- Para lhe ser sincero, também não sei, tenho andado por ai sem destino há tempos. Respondeu o andarilho.
- Como assim? E como está vivendo? Um homem não vive só da luz do sol e da água da chuva.
- Ah, eu vivo das migalhas que o vento me traz, de frutas que encontro e de alguns míseros pedaços de pães que alguns moradores locais por misericórdia me dão.
- Isso não é vida meu rapaz, estás a viver como um lírio do campo ou uma macieira que nasceu do nada, do nada se fortificou e um dia secará e será estrume para outras macieiras, tudo bem que esse é o caminho de todos os seres mortais feitos de matéria, somos recicláveis, meros montes de adubos para nossos netos e filhos, o que nos torna diferentes é o que fazemos de diferente, de bom, é quando fazemos algo de útil para tornar a passagem de nosso espírito proveitosa pela terra.
- Mas é tão mais cômodo viver assim usando o que a natureza nos dá, o esforço torna-se desnecessário, tudo o que precisamos pode ser tirado da natureza sem precisar nenhum esforço, os outros animais são exemplos simples de que não precisamos ser brilhantes para viver, basta existir.
- Amigo, Imagine se todos os nossos antepassados tivessem esse pensamento, não se esforçassem para nada, não tivessem usado o dom da inteligência e da compreensão para desenvolver tudo o que temos hoje? Ainda vivíamos no tempo das cavernas.
- Mas quem lhe garante que nossos antepassados da cavernas não eram felizes, não eram realizados tendo apenas o necessário para viver, não possuindo o luxo nem as facilidades que temos hoje?
- o ser humano evoluiu, o mundo inteiro evolui constantemente, não devemos ficar parados e sermos somente um câncer para o mundo, e mesmo que fossemos somente um câncer, até ELE evolui, temos que tentar evoluir sempre, um homem só vive durante sua existência terrena se quiser, se fizer por merecer, viverá para sempre, será lembrado por toda a eternidade, sair apenas da condição de esterco, só depende de você.

Nenhum comentário: