segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Manifesto eleitoreiro

Um devaneio sobre a eleição mais confusa e absurda que eu já participei.

Caso Tião

Começarei minha explanação pelo fato que causou mais impacto em todos os eleitores acreanos, tanto do lado “vermelho” quanto do lado “azul”, Antes do dia 03 de outubro, era certa a vitoria de Tião Viana no primeiro turno por no mínimo sessenta por cento, a confiança de toda a frente popular dava até gosto de ver, os pensamentos eram do tipo “a eleição está ganha” confiantes na moral dos Viana aqui no Acre, eles praticamente abdicaram da campanha para governador, focando somente na de senador, na tentativa pífia de tentar eleger Edvaldo Magalhães, com tudo isso, quase aconteceu o que era imprevisível, o segundo turno. Por poucos votos de diferença, Tião Viana foi eleito governador no primeiro turno, em uma eleição das mais (se não A MAIS) disputada do acre, Tião Bocalon não é nem de longe mais preparado que o Viana, agora não é somente mais um calo no sapato da FPA, é uma ameaça em potencial, não só isso, mas isso mostrou que a oposição não esta morta, ao contrario do que se dizia antes da eleição.
Para não perder a prefeitura da capital em 2012 a FPA terá de fazer dois perfeitos anos de governo, e escolher MUITO bem o candidato a prefeitura, se não, pode começar a dizer adeus de vez para a hegemonia política no acre.

Caso Edvaldo / Petecão

“Quem o Jorge indicar, ta eleito” foi com esse pensamento, usando da historia de quando a Marina levou o Geraldinho arrastado, e porque não um pouco de empáfia, a Frente Popular do Acre lançou Edvaldo Magalhães como candidato ao senado, arriscando assim a cadeira mais importante da democracia brasileira.
Nada contra o Edvaldo, muito pelo contrario, simpatizo muito com sua trajetória política, nunca votei nele, mas sempre fui junto com a ideologia (mesmo furada) do PCdoB, mas uma coisa não podemos negar, Edvaldo não tem carisma, mesmo com uma historia política vencedora, ele simplesmente não tinha cacife para disputar uma cadeira no senado, só a cúpula da FPA não viu isso, ou se viu, tentou a todo custo demonstrar que poderiam eleger quem quisessem, só não atentaram que do outro lado, havia um candidato cheio de vícios assistencialistas, que faz a politicagem antiga e tem muito carisma, mesmo que pra mim, ele não passe de uma vergonha alheia.
Sergio de Oliveira Cunha, Vulgo Petecão, que usando o slogan de “Homem do povo” conseguiu convencer as pessoas que tem algum tipo de insatisfação com a Frente, os indecisos, e toda a oposição, usando de uma estratégia de ataque aos adversários, campanha esta que foi vista como repugnante para alguns e genial para outros, e no final, aconteceu o que estava previsto desde que disseram que o Edvaldo seria candidato.
Em São Paulo, elegeram o palhaço Tiririca como o Dep. Federal mais votado, ele não tinha nenhuma experiência política, foi usado apenas ser eleito e seus votos levarem mais 5 candidatos na legenda, aqui temos Petecão, que passou 8 anos no câmara federal, tem uma grande historia política, porem, guardadas as devidas proporções, tem quase o mesmo nível mental dele, Tiririca, e se compararmos a importância de um senador com a de um deputado, a nossa besteira foi maior.

Caso Marina.

Deixando de lado toda a besteira que circulou nesses meses de campanha, como a de que a Dilma é o anticristo, que todo acreano tem obrigação de votar na marina, e etc. quem assistiu os debates conseguiu ver que ela era a mais preparada, a que tinha mais historia, e a que mais merecia, (se é que vale usar esse parâmetro) porem com toda a maquina estatal, e principalmente com o Lula ao lado da Dilma, todos sabiam que o voto na Marina era mais demonstrar um pouco de consciência ou um desejo de mudança do que tentar eleger um Presidente da Republica, agora o segundo turno esta nas mãos dela, acredito que quem ela declarar apoio, vence. Conhecendo a historia dela, apoiar o Serra seria ir de encontro as ideologias que sempre regeram sua historia, então acho que ela apoiará Dilma, que fatalmente será nossa presidente.
Os Federais Acreanos.
O votação de 2010 para deputado federal no acre foi uma completa vergonha alheia, deixando um pouco de lado o partidarismo, tentando ser imparcial, e acima de tudo, usando um pouco a inteligência, o candidato mais votado foi um cidadão que nem se quer mora no estado, que não conhece os problemas do estado, que nunca se preocupou com as questões ambientais. Simplesmente não consigo encontrar explicação para esse fato, para esses 52 mil votos para Marcio Bittar.
A parte boa foi o Dep. Gladson Cameli que apesar de seu sobrenome, foi um ótimo parlamentar, atuante e com bons projetos e emendas, usando de seu poderio financeiro fez uma campanha vencedora e novamente conseguiu se eleger muito bem, merece o segundo mandato, juntamente com a deputada mais atuante da bancada acreana, uma das únicas que ainda luta pelos interesses do estado, e não só pelos pessoais, Perpétua Almeida, que mais uma vez teve uma votação expressiva, e mais uma vez a honrará.
Recuso-me a comentar sobre as infâmias: Flaviano Melo e Antonia Lucia.

Resumo

Na esfera estadual, houve diversas surpresas, desde os estaduais até o governo, uma coisa ficou muito clara, a oposição se fortaleceu, e muito, a FPA vem perdendo peças importantes há muito tempo, o povo não esta mais aceitando calado a arrogância dos Viana, e o Jorge, acho eu, agora sabe que nem tudo que ele bota a mão vira ouro, o que no mínimo seu toque de Midas enfraqueceu muito.
Já em âmbito nacional, pra mim, não houve surpresas, o segundo turno só adiou o inevitável, Dilma presidente, Marina demonstrou muita força, porem necessita de um apoio maior para esboçar alguma reação, precisamos aprender que nesse pais o apoio de mentes pensantes não ajuda em praticamente nada.

Um comentário:

Jairo Felipe disse...

Queria ter essa percepção política! ^^ Concordo com o q disse! A Arrogância dos donos do AC fez a população acriana se manifestar contrariamente, q o susto sirva ao menos p mostrar trabalho!