sexta-feira, 11 de março de 2011

As mulheres segundo Chico Buarque - Revisado

Já abordei aqui diversos pontos, mas sempre quis abordar esse, depois de algum conhecimento empírico, pesquisa e algumas conversas, decidi escrever, e pra embasar minha teoria, vou usar um dos maiores gênios vivos, Francisco Buarque de Hollanda suas musicas, principalmente as de eu lírico feminino dão aos homens a receita exata para conquistar, por baixo, 90% das mulheres.
Mulheres são excepcionalmente e lindamente complicadas, isso é de conhecimento publico, até as próprias concordam com isso, é cem vezes mais fácil agradar um homem do que uma mulher, ao homem, basta dar o que ele precisa, na maioria das vezes carinho ou atenção, já a mulher, além do que ela necessita você tem que se virar em milhares, pois elas são criaturas que se entediam muito facilmente, tão facilmente que se o tédio se instaura até quando se dá o que elas querem. Um exemplo prático é o fato delas nunca estarem satisfeitas com o guarda roupa, sempre acham que nele existem peças de menos.
Mulheres querem atenção, nem demais, nem de menos, só a quantia exata, mas qual a quantia exata? Outro mistério, elas não podem se sentir sufocadas nem abandonadas, somente lembradas, e o cidadão conseguir atingir esse meio termo, certamente obterá sucesso, esse meio termo não é fácil de ser encontrado, não existe uma receita mágica para ele, muito menos é igual para todas, cada uma tem o seu meio termo, algumas são mais carentes, e gostam de muito mais atenção que outras, que preferem mais liberdade e se sentem sufocadas com muita facilidade.
Mulheres adoram o novo, mas isso não significa que irão trocar de namorado todos os meses, o companheiro de muito tempo pode ser o novo, trocando sutilmente de personalidade sem trocar a essência que a conquistou, o homem tem que ter um poder de adaptação supremo, se não, mais uma vez ele, o tédio chegará, e quando ele chega você estará eliminado.
Uma coisa que percebi (até tardiamente, na minha opinião) é que se você busca apenas aventuras passageiras, sem ligação e sem sentimento, é MUITO mais fácil você fazer com que uma mulher se apaixone, isso é um dos maiores mistérios da humanidade, mas sim, as mulheres preferem os canalhas. Se você é mulher e está lendo com vontade de me matar, eu sei que é difícil assumir, porém se você observar seu próprio histórico ou de algumas amigas próximas com um olhar mais critico que rapidamente você concordará comigo. Agora se você observou e mesmo assim viu preferiu um santinho a um cafajeste na maioria dos casos, parabéns, você é uma raridade, uma espécie em extinção.
A mulher, trocando em miúdos, é um ser que não há como ser entendido, veremos essa letra do Chico, que, querendo ou não, traduz GRANDE PARTE das mulheres:


Teresinha – Chico Buarque


O primeiro me chegou como quem vem do florista
Trouxe um bicho de pelúcia, trouxe um broche de ametista
Me contou suas viagens e as vantagens que ele tinha
Me mostrou o seu relógio, me chamava de rainha
Me encontrou tão desarmada que tocou meu coração
Mas não me negava nada, e, assustada, eu disse não


O segundo me chegou como quem chega do bar
Trouxe um litro de aguardente tão amarga de tragar
Indagou o meu passado e cheirou minha comida
Vasculhou minha gaveta me chamava de perdida
Me encontrou tão desarmada que arranhou meu coração
Mas não me entregava nada, e, assustada, eu disse não

O terceiro me chegou como quem chega do nada
Ele não me trouxe nada também nada perguntou
Mal sei como ele se chama mas entendo o que ele quer
Se deitou na minha cama e me chama de mulher
Foi chegando sorrateiro e antes que eu dissesse não
Se instalou feito posseiro, dentro do meu coração.


Analisando, vemos que na primeira estrofe, o cidadão é aquele rapaz teoricamente perfeito, romântico, carinhoso, sincero, atencioso, enfim, perfeito no papel mas, como vimos, na pratica as mulheres não gostam da perfeição, a segurança não lhes é segura (estranho não é, mas é a verdade) "Me encontrou tão desarmada que tocou meu coração; Mas não me negava nada, e, assustada, eu disse não" essas frases resumem o que geralmente acontece com homens "perfeitos" geralmente eles aparecem quando a mulher esta frágil e indefesa, e nessa situação elas são facilmente dominadas, mas ao sentirem a segurança deste homem perfeito, elas, desiludidas com a maioria dos homens, e generalizando a condição de "todo homem é safado" se assustam com tamanha perfeição e simplesmente dizem não, geralmente trocam o perfeitinho por um que tenha alguns (ou geralmente muitos) defeitos, o que nos leva a segunda estrofe.
Agora quem chega é aquele típico cafajeste, "me chegou como quem chega do bar" já chega diretamente do bar, não a deu nenhum presente, não perguntou nada, e, se igualando a ela, revistou gavetas e a chamou de perdida, ai acontece o inevitável "Me encontrou tão desarmada que arranhou meu coração" o que, ao meu ver, significa que, encontrando-a desarmada, a manipulou facilmente, mas como era um cafajeste acabou a magoando, geralmente os cafajestes não duram muito tempo com mulheres de verdade, são omissos, e acabam não tendo relacionamento duradouros, "Mas não me entregava nada, e, assustada, eu disse não" o “não me entregava nada” eu vejo como se ele parecesse não demonstrar sentimentos verdadeiros, e ela novamente diz “não”
Agora chegando no que é, na minha opinião, o ápice dessa musica, a estrofe que guarda o segredo de quase todas as mulheres, as mulheres atualmente não buscam um Dom Juan, nem um Chuck Norris, elas apenas buscam alguém que as escutem, e que, principalmente as satisfaça em todos os âmbitos, seja financeiro, amoroso ou sexual, "Se deitou na minha cama e me chama de mulher; “me chama de mulher” ao meu ver significa que ele foi verdadeiro, sem falsas emoções, nem com emoções exageradamente românticas, foi somente sincero; “Foi chegando sorrateiro e antes que eu dissesse não; Se instalou feito posseiro, dentro do meu coração" Geralmente os homens perfeitinhos demoram muito a tomar iniciativas, e os cafajestes vão com muita sede ao pote, esse, acredito eu, significa que se o homem conseguir equilibrar porções de macho-alfa com algumas de homenzinho perfeito, ele conseguirá a mulher que quiser.
A mulher é uma criatura adorável, e assim sendo tem que ser tratada com o maior respeito possível, mas as mulheres simplesmente não gostam de serem tratadas bem, não entendo o porquê, talvez a psiquiatria explique, talvez elas próprias, talvez isso seja inexplicável e seja apenas mais um atrativo da natureza das mulheres, não entendê-las dá um charme a mais à elas, assim como um desafio a mais para nos homens.

Nenhum comentário: