terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Medo

O medo é algo intrínseco do ser humano, por mais que alguns se façam de durões ou saibam disfarçar muito bem, todos tem medo, não existe ninguém que não tenha esse sentimento natural do homem. A vida é algo que em si já dá medo, seja o medo de perdê-la (morrer), ou o medo de fracassar economicamente (assim fracassando socialmente também) seja por outras coisas que são até comuns, mas que não assustam, como o assunto desse texto, o medo de “sofrer” ou de “fazer sofrer” em uma relação amorosa.

É de conhecimento publico que NINGUEM sai de uma relação interpessoal sem se machucar, sentimentos são algo de uma complexidade gigantesca, e assim, não existe uma formula de como lidar com eles, a única saída é viver, porem algumas pessoas tem um medo, até compreensível, de entrar em novos relacionamentos, seja por medo de se magoar, ou até medo de magoar a outra pessoa.

Geralmente quem passou por experiências em relacionamentos passados que não tiveram um sucesso satisfatório tendem a desenvolver uma espécie de capa protetora, elas entram em uma redoma e ficam inatingíveis sentimentalmente por um determinado tempo, porem todo mundo sabe que ninguém consegue viver sozinho por muito tempo, e por mais que isso seja até natural, quase sempre se fechando nessa redoma a pessoa acaba perdendo muitas oportunidades de entrar em novos relacionamentos que dariam certo e com pessoas que viriam a ser tão ou mais importantes que as que a fizeram passar pelo “trauma” de antes.

O outro caso é um pouco mais raro, é de quando a pessoa evita iniciar um relacionamento com medo de “magoar” a outra pessoa. Essa pra mim é, dos dois casos, onde o maior erro acontece, como disse anteriormente, nunca ninguém sai ileso de um relacionamento, então, partindo desse principio, deveríamos SEMPRE ter esse medo, e olhando bem, ele teria que deixar de ser um medo e se tornar uma certeza, tendo em vista que é uma certeza todos se magoarem, portanto chega a ser irracional esse “medo”.

Sem contar que ao ter esse “medo” você automaticamente vai estar demonstrando uma baixa alta estima, ou deixando escapar algum indicio de falha de caráter, partindo do principio que você diz para a outra pessoa que tem medo de machucá-la, você primeiramente está admitindo que não tem capacidade de fazê-la feliz, e segundo, está deixando subtendido que fará algo para magoá-la e, dessa maneira, vai fazer ela sofrer.

Por isso, o meu “conselho” é: viva, sem ter medo de magoar ou de ser magoado, já que isso vai ser inevitável de qualquer maneira.

Nenhum comentário: