quarta-feira, 4 de julho de 2012

Dinheiro, só na quantia certa


A pergunta que todo mundo faz todos os dias: Dinheiro traz felicidade? Todo mundo em sã consciência sabe que a resposta é sim, mas também não é só dar um premio da mega sena, transformar a pessoa em milionária da noite pro dia e dizer “vai, fica feliz ai”, ser feliz é um pouco mais que isso.

Felicidade tem um conceito muito subjetivo, o que me faz feliz pode não te fazer feliz e vice versa, mas alguns pontos são unânimes: Ter uma casa boa, um amor, e o suficiente para ter uma vida sem muitas necessidades. Essas três coisas deixam qualquer pessoa normal feliz, e para isso não precisamos ser o Eike Batista.

Claro que ter dinheiro para ter tudo o que queremos, viajar quando quiser, comprar Ferraris, iates, coberturas na frente do mar e demais coisas de milionários deve dar uma alegria inimaginável para nós meros mortais, mas o ponto que quero chegar é que ter tudo isso sem ter que abdicar de coisas simples que também nos dão muita felicidade é quase impossível. Dores de cabeça como preocupações com segurança, traições decorrentes do poder e etc. tiram o sossego de qualquer pessoa e um dos principais pilares que sustentam a felicidade é o sossego, ter preocupações é inerente a vida, mas mais que as normais já suprimem qualquer chance de sermos felizes verdadeiramente.

Ser muito rico deve ser muito bom, mas como tudo na vida, traz uma infinidade de contras, e esses contras fazem com que tudo o que o dinheiro poderia trazer de bom não seja tão bom assim, essas preocupações vão minando todo o bem estar e trazendo tanto stress que torna a vida mais preocupante do que feliz
.
Não há como estipular um valor de salário ou de patrimônio para dizer que é o “ideal” para todos serem felizes, justamente pela subjetividade que é ser “feliz”, mas para a maioria das pessoas ter acesso a algumas coisas simples porem necessárias já deixa muita gente feliz.

O principal seria uma qualidade de vida básica boa, um bom lugar para morar (e tudo que isso acarreta, ou seja, as contas básicas), alimentação de qualidade todos os dias com alguns “luxos” quando a vontade bater (culinária estrangeira, fast food e etc), um amor (não, isso não é de graça) e um transporte próprio (um carro bom, não precisa ser uma Ferrari 360 spider) e o suficiente para se divertir como quiser, sempre que quiser, não se limitando apenas aos finais de semana. Pronto, com isso qualquer pessoa normal já consegue ser feliz e para isso não precisamos ser milionários, basta ter um bom emprego e saber administrar os rendimentos provenientes dele, pronto, essa é a receita da felicidade, não que ela seja simples de ser conseguida, todos sabemos a dificuldade que é hoje em dia encontrar um emprego que pague bem ou passar em um bom concurso, mas a idéia é essa ai, ter um bom emprego, e ter o suficiente para viver bem sem ostentar muito.

Nenhum comentário: