segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Minha redação do ENEM 2013



Muitas amigos pediram pra eu publicar minha redação, minha memoria não é das melhores, mas até que consegui lembrar de muito do que escrevi, posso afirmar que pelo menos 98% do que escrevi lá está aqui.


"Salvar vidas, essa é era a missão com que nasceu a “Lei seca” e graças a ela, sim, o número de mortes no transito diminuiu, porém não ver que essa lei é mal feita, prejudica muito mais quem é responsável do que quem é irresponsável e é usada como fonte de arrecadação de governos falidos é no mínimo insensato.
Uma lei para ser efetiva, principalmente no Brasil, que possui um regime de leis completamente defasado e cheio de subterfúgios legais, tem que ser muito bem formulada e não feita “nas coxas” como foi feita a Lei 11.705. Ela não é bem formulada porque pune criminosos que bebem irresponsavelmente sem pensar nas consequências da mesma maneira que pune as pessoas de bem que só foram tomar uma cerveja com os amigos de trabalho depois de uma semana exaustiva de escravidão trabalhista.
É fato que pessoas embriagadas não são aptas para dirigir, porém também é fato que cada organismo reage de uma forma, não sendo justo estipular uma taxa para todos, nem muito menos proibir completamente a ingestão de uma substancia que seu consumo é legal. Seria muito mais justo e eficaz um teste psicomotor que dissesse se o condutor esta realmente embriagado ou apenas tomou duas cervejas com os amigos.
No Brasil alguns estados estão completamente à deriva na sua gestão econômica e como essa lei é arbitraria e possui um valor pecuniário considerável, ela vem sendo usada por esses governos como fonte de arrecadação, tirando de forma absurda o direito de ir e vir que nos é dado pela constituição. As blitz perderam o papel conscientizador passando a ter um caráter arrecadatório.
Dirigir sobre a influência de grande quantidade de álcool não é inteligente nem responsável, porém recriminar quem bebe apenas uma quantidade ínfima é no mínimo injusto, mas enquanto nossas leis forem feitas para beneficiar os políticos ao invés do povo continuaremos reféns da máquina pública, escravizados por leis que nos deixam de mãos atadas frente a verdadeiros assaltos a mão armada feitos por quem é pago, e muito bem pago, por nossos impostos."

Um comentário:

nino disse...

Querido(a):

Lamento informa-lhe que essa redação no mínimo será zerada, isso sendo bem objetivo e sincero.