sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Moto x 2014, mais que um celular



Que é meu amigo ou seguidor pelas redes sociais esses tempos percebeu que estou um pouco feliz com a aquisição do meu novo celular, o Motorola Moto X, dizer que estou “feliz” é menosprezar este sentimento que me invadiu desde que ele chegou, eu não ficava assim desde que comprei meu N95 em 2008, pra vocês terem uma idéia, na época eu trabalhava na claro e sempre que podia ficava horas mexendo nos aparelhos de demonstração, quando eu finalmente pude comprá-lo eu simplesmente chorei de emoção, aquele cel, se fosse lançado HOJE, ainda seria foda, claro que ele deveria receber o android e tals, mas pra época ele era simplesmente perfeito. Assim como é o moto x hoje, eu acompanhei pelos sites e blogs especializados desde o moto x 2013, que já achava sensacional, meu antigo chefe tinha um e sempre achei perfeito, a câmera dele é meio fraca, (mas nada que o condenasse, afinal, sou da opinião que quem quer fotos perfeitas tem que comprar uma câmera e não um celular) mas o android quase puro e seus extras colocados pela Motorola que ao contrario da Samsung colocou extras que valiam a pena não serem retirados, todo aparelho da coreana que eu comprava tinha logo que rootear pra tirar ao menos metade do lixo que ela coloca pra deixar o aparelho ao menos usável, quando não tinha que trocar a ROM porque ela nunca atualiza os smarts depois de alguns anos, ao contrario da Motorola, que com a linha moto promete atualizações rápidas e duradouras. Quando o Moto X 2014 foi anunciado eu já sabia que seria foda, e vendo os reviews eu tive certeza, TODO MUNDO que testava falava que era foda, as notas sempre eram as mais altas, os benchmarks eram incríveis e ele ganhava até de celulares com o dobro de seu preço, sendo android ou iOS, e os extras foram melhorados, ficando ainda mais foda. Decidi fazer esse “review” porque quase toda vez que mexo nele ainda sinto uma felicidade inexplicável, e porque ele é foda mesmo, vou tentar ser o mais sucinto possível e falar em linguagem leiga, que qualquer ser humano possa entender.
Demorei um tempo pra conseguir comprar, já que sou pobre e não tinha cartão com limite suficiente, então quando consegui foi difícil controlar a ansiedade para que ele chegasse, quando chegou fiquei em êxtase, foi um semi orgasmo quando peguei a caixinha em minhas mãos.


De cara ele já é lindo, a versão que eu consegui comprar (tentei durante semanas comprar a com a traseira com acabamento em bambu mais era estava impossível) foi a em couro, a segunda mais bonita, mas tudo bem, ela também é linda, com um acabamento primoroso. A tela ocupa quase toda a frente, não existem espaços ociosos como no moto x 2013, a Motorola simplesmente atingiu a perfeição. A traseira é curva, o que facilita a pegada e tem a câmera e um logo da Motorola cavado logo abaixo dela alguns não gostaram, eu adorei.



A câmera é de 13mp e me surpreendi com a sua qualidade, tem HDR (sistema de alcance dinâmico, que consegue resultados melhores mesmo com pouca luz) e grava em 4k (quatro vezes hd, hahahaha) foi uma evolução surpreendente desde o moto x 2013, nessa versão consegui tirar fotos sensacionais, usando foco seletivo, muita ou pouca luz
No hardware ele bota uns cel de mais de 2000 por ai no chinelo, resumindo, ele tem um processador de 4 núcleos, 2gb de RAM e 32 fucking gigas de memória, tela de 5,2 polegadas.
No sistema a Motorola (graças a deus) não encheu o sistema de porcaria como as rivais e o android é quase puro, o que possibilitou uma atualização para o Lollipop (android 5.0) assim que eu liguei o cel, o sistema é muito fluido e simples, você fica apaixonado em mexer, o android 5.0 merecia um review só pra ele, mas não vou entrar em muitos detalhes, só digo uma coisa, o Google se superou, ele ta bonito, simples, mas cheio de detalhes que só facilitam a sua vida, cada ponto foi pensado para que a experiência seja perfeita.
Extras
Meu amigo, é aqui que a vaca tosse (dscp Dilma) o Moto x se destaca pelos extras, que ao contrario da Samsung, são usuais para qualquer usuário, desde o padrão até os nerds, vou tentar falar de todos que sei.
Notificações inteligentes / Moto tela
Quando você tem uma notificação o moto x liga a tela (somente a parte que precisa para que você veja, economizando bateria) mostrando o ícone do aplicativo que precisa da sua atenção, ai você, passando o dedo para cima lê parte (ou toda dependendo do tamanho) da notificação, se você julgar necessário dar atenção no momento basta deslizar até o final que o cel já leva para o app, se não basta voltar que a tela continua bloqueada, é lindo. Outra coisa é que a tela nunca é completamente desligada, ela de vez em quando (ou quando você pega no aparelho, tira do bolso ou simplesmente passa a mão por perto, jaja falo disso) liga mostrando a hora e se tem alguma notificação, evitando que você tenha que desbloqueie o celular somente para ver a hora, como acontece muito hoje em dia.
Sensores
Mais uma coisa sensacional, o moto x tem quatro sensores infravermelhos que ficam nas extremidades do aparelho, fazendo com que ele saiba se está em um bolso e desligue a moto tela, ou sabendo que você passou a mão por ele e a ligando, você também pode recusar uma ligação ou silenciar um alarme somente passando a mão por cima dele.
Assist
Essa é uma das partes que eu mais gosto, com o assist o andreilson (nome do meu cel) sabe tudo que você está fazendo e te ajuda, as duas que uso são o “dormindo” (que silencia todas as notificações (você pode configurar para que os toques das pessoas especiais sejam ouvidos) e desliga a moto tela, na hora que você configurar ou se você falar com ele (vou chegar nessa parte ainda)) e a “dirigindo” (ele NÃO ME PERGUNTE COMO, sabe que você está dirigindo (ou que está no carro) e passa a ler em voz alta todas as notificações, quando alguém liga ele fala “fulano ligando, atender ou ignorar” basta você FALAR a opção que ele faz, quando chega mensagem ele LÊ a mensagem para você). Outros modos são o casa, que se você quiser, quando chegar em casa (sabe sozinho, pelo GPS, basta que você diga uma vez) ele também lê notificações e o “reunião”, que consulta sua agenda e quando tiver um compromisso ele silencia e manda resposta automática previamente colocada para quem ligar, like a boss.
Moto voz
Por ultimo o mais sensacional dos extras, o assistente de voz do moto x, que ao contrario de outros por ai, é completamente em português e simplesmente sensacional, poderia escrever um livro com tudo o que ele faz, mas vou focar nas coisas que uso.
Pra começar, a arquitetura de software e hardware do moto x (desde a versão 2013, mas foi melhorada nessa) permite que o aparelho fique “acordado” sempre, o processador principal tem 4 núcleos, como já falado, mas ele tem um outro “processador”, que controla a gestão de energia (a bateria dele dura um dia e meio tranquilamente, mesmo você mexendo moderadamente, no meu caso dura um dia sem me desesperar) e também faz com que ele fique acordado, administrando a moto tela e os microfones (4) responsáveis pela moto voz, resumindo, ele fica a sua disposição sempre que você precisar, basta você dizer um comando (previamente gravado, você escolhe, tipo o meu é “acorda andreilson”) e ele já reage esperando a ordem, exemplos:
“fale comigo” Ele entra em “modo viva voz” e começa a ler todas as notificações, chamadas e mensagens dentro de 30 minutos
“boa noite” ativa o modo “dormindo” (modo silencioso) e diz “boa noite, Joseph, até amanhã”
“bom dia” Diz “bom dia, Joseph” e desativa o modo “dormindo”
“novidades” Lê todas as notificações que você não viu
“abrir whatsapp” Isso mesmo.
“ligar para Laura” Isso também
“enviar mensagem para Laura”, pois é.
Se nas coisas como “abrir o whatsapp” o cel estiver bloqueado e a sua senha for de números (como a minha) basta você DIZER os numero que ele desbloqueia.
Lembrando que tudo isso é com a SUA VOZ, só se alguém tiver a voz MUITO parecida com a sua consegue despertar seu cel.

Enfim, o celular é perfeito, se puder compre, se não puder venda seu iPhone 6, compre uma moto e um desse, você não vai se arrepender, garanto.




Nenhum comentário: