sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Manifesto Eleitoreiro



Bem, esse é mais um manifesto eleitoreiro, preferi fazer esse antes do resultado das eleições pelo simples motivo de que o blog é meu e eu faço o que eu quiser. Vou logo adiantando que não estou fazendo campanha para lado A, B e muito menos para C ou D, esse texto é apenas um olhar por cima, tentando ser isento, o máximo possível.

Dividirei esse texto em três partes, a primeira é um pequeno resumo do panorama político do Acre, a segunda são opiniões sobre algumas coisas que acontecem em todos os lugares e que parecem ser ainda mais fortes e a terceira é uma parte puramente de opinião sobre coisas que acontecem em períodos eleitorais que simplesmente não fazem sentido.

Se formos analisar friamente, política no Acre nunca foi uma coisa séria, desde o principio o esse “lindo” estado já foi historicamente barganhado por algumas miseras libras esterlinas, que hoje até me pergunto se esse pedaço de terra no final da extensão territorial brasileira valia mesmo essa “miséria” paga na época.
Antes que os amigos que gritam aos quatro cantos seu ufanismo exagerado e muitas vezes sem sentido vou direto ao assunto desse texto, que são as eleições 2012, que decidirão os novos (?) prefeitos e vereadores das cidades brasileiras, mais focado para o nosso querido Acre e mais especificamente ainda para nossa amada Rio Branco, o maior curral colégio eleitoral do nosso estado.

Não há como falar de política no Acre sem falar de PT e dos irmãos Viana, nossos amados Jorginho (http://pt.wikipedia.org/wiki/Jorge_viana) e Sebastiãozinho (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ti%C3%A3o_Viana), que desde 1992, quando o irmão mais novo foi eleito prefeito pela Frente Popular, formada basicamente por PT, PC do B e outros milhoes de partidos minúsculos, fez uma administração julgada até hoje como a mais perfeita da historia riobranquense e depois foi eleito governador quase por aclamação, desde então foi implantada a “maneira Viana” de governar, que está sendo seguida até hoje pelos seus sucessores/correligionários (Binho, Angelim, e até o irmão mais velho Tião) que tem feito muito sucesso desde então. Não vou entrar no mérito nem discorrer muito a respeito.
Depois dessa pequena apresentação que todos já devem estar cansados de saber, apresento-lhes o atual panorama (resumido) político acreano:

Situação

A frente popular lançou uma cara nova (?) (mais uma vez, o primeiro obteve sucesso, o atual prefeito Angelim) como candidato, o ex diretor do DERACRE Marcus Alexandre.

Uma cara nova que tem como trunfo a participação na considerada principal obra de todos os tempos, a ligação completa e sem interrupções da BR-364, tem um passado aparentemente limpo e é uma cara nova, apesar de pertencer a um panorama que já domina o Acre há 20 anos.

Oposição

A oposição acreana cometeu um erro primário, a desfragmentação, se dividiu em duas partes que unidas poderiam ser muito mais fortes, A primeira com mais apoio popular é a de Tião Bocalon que tem como currículo a prefeitura de acrelândia, e o ex petista Fernando Melo, que se disse descontente com a Frente Popular e se filiou ao PMDB, adversário histórico do PT do acre.

Outros candidatos

Leôncio Castro e Antonia Lucia vem correndo por fora, porém não oferecem resistência alguma e se por um milagre (ta mais pra maldição) forem eleitos, recomendo que saiam do município o quanto antes.
 
Opinião

Darei minha opinião simples e sincera, simplesmente não sei quem apoiar/votar, uma parte de mim quer uma mudança (?), mas outra parte sabe que essa “oposição” acreana é aparentemente COMPLETAMENTE DESPREPARADA e tem muita coisa nas administrações petistas que vem dado certo e tenho medo que o “outro lado” chegue e acabe com o pouco  de bom que já existe. O PT hoje no Acre é levado com a barriga, como naquele velho ditado “ruim com eles pior sem eles”.

Porem parte de mim quer que a oposição vença e também crê que haja algumas mudanças necessárias em alguns comportamentos RIDICULOS da atual gestão acreana, como os desmandos do DETRAN com suas blitzes que mais parecem assaltos e principalmente com a DITADURA DA DIVERSÃO imposta há anos na cidade que simplesmente MATOU a vida noturna da capital, essa parte de mim quer que a oposição ganhe por que acredita que eles podem mudar isso.

Resumindo: Não sei o que fazer no dia das eleições. Convençam-me.

Parte 2: NÃO FAZ SENTIDO – ELEIÇÕES.

Dando uma de Felipe Neto, venho por meio deste texto fazer um manifesto sobre duas das condutas mais IDIOTAS que acontecem aqui e acho que em todas as cidades pelo Brasil.

1- Bandeiraços.

Por favor, alguém me explique quem disse que ver um grupo de pessoas balançando uma bandeira em uma esquina faz com que nossa opinião mude e por mágica passaremos a votar no candidato estampado na bandeira? Quando é de um candidato a um cargo legislativo até posso tentar entender, porque às vezes acontece de nem sabermos que fulano é candidato, ai uma divulgação em diversos meios é valida, mas para cargos majoritários SIMPLESMENTE NÃO FAZ SENTIDO, em alguns casos (já vi isso acontecer) faz é o eleitor MUDAR DE IDÉIA por ver essa loucura.

Acho e a única opção que minha mente limitada pode pensar é que os banderaços utilizando cargos comissionados e trabalhadores tercerizados (resumindo, gente que precisa da reeleição/continuação no poder) é simplesmente uma questão de demonstração de poder, ou para fazer que essas pessoas que precisam da vitoria de quem já está no poder participem de alguma maneira da campanha, nem que seja em uma coisa que não vai MUDAR NADA o panorama da eleição. Até promessas eleitoreiras (em caso de eleição aumentos de salário ou condições melhores de trabalho) teriam um efeito melhor que os bandeiraços, que as vezes tem um efeito mais negativo que positivo, alem de serem questionados pela oposição, deixam muitos dos que são FORÇADOS a ir com raiva e alem de perder os votos dos próprios, podem também perder os de seus familiares, amigos e etc.

2- Carros de som

Não conheço ninguém que goste de ser incomodado pelas musicas RIDICULAS de campanha quando estão na tranqüilidade do seu lar ou trabalho, como se já não bastasse os IDIOTAS que, por uma falta de estatura peniana adequada, investem milhões nos sons do carro e passam quebrando tudo pelas ruas, nas épocas de campanha eleitoral centenas de candidatos contratam carros de som para “divulgar sua candidatura”. Amigos, carro de som também não ganha voto, muito pelo contrario, perde. Cansei de ver pessoas que não votarão em candidatos A ou B somente pela perturbação de seus carros de som. Que tal investir no horário eleitoral ou em uma equipe para uma campanha de corpo a corpo que tem SEM DUVIDA ALGUMA um resultado muito mais satisfatório? Qualquer ser humano com neurônios é muito mais fácil de ser convencido por uma pessoa em uma abordagem pessoal do que por um carro com uma musica idiota em volume máximo.

Até 2014 com mais uma Manifesto eleitoreiro (eu acho).

Nenhum comentário: