sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Lei seca: Dois pesos e duas medidas.

Que eu não sou a favor da lei seca todo mundo sabe. Mais uma vez estou escrevendo sobre isso pelos simples motivo que não me canso de me revoltar, e olha que já cansei de me revoltar até pela corrupção que, na minha opinião já infectou nosso pais de um jeito que mesmo que QUALQUER PESSOA que seja “imune  moralmente” a ser corruptível entre na política AGORA não adiantará nada porque o Brasil está tão cheio de cânceres na administração em todas as esferas, em todos os partidos, em todos os lugares, até ai, na sua casa.

Porém um dos cânceres que eu não me canso de falar é desse que desde o dia 19 de junho de 2008 vem tirando um dos direitos primordiais que a própria constituição nos dá, o de ir e vir. Só esse motivo já bastaria pra fazer essa lei completamente anticonstitucional. O outro fato é que ela impede o consumo de uma substancia que é liberada. Ora, se está liberada a venda e consumo de uma coisa, com que direito o próprio governo nos tira esse direito em qualquer que seja a forma? Isso é uma idéia no mínimo conflitante.

Pois bem, não vou mais uma vez entrar em detalhes sobre a minha revolta sobre o texto dessa lei COMPLETAMENTE RIDICULA e mal feita porque já fiz isso aqui (aqui, aqui, aqui e aqui) e não quero ser ainda mais repetitivo.

O objetivo desse texto é mostrar que, como tudo nessa vida, essa lei virou motivo para que nossos queridos policiais/agentes de transito nos tratem (motoristas) com dois pesos e duas medidas. Como? Explicarei.
ANTIGAMENTE, quando as blitz eram feitas para PEGAR BANDIDOS e não ATRAPALHAR A VIDA DOS TRABALHADORES que, na maioria das vezes só querem esfriar a cabeça e procurar uma distração em meio a tanto trabalho em regime de semi escravidão que o nosso governo (todas as esferas) nos oferece, como era o esquema de uma blitz:

Basicamente uma blitz policial era para nos dar segurança, na abordagem o incorruptível cumpridor da lei nos indagava sobre os documentos de porte obrigatório, carteira de habilitação e documento do veiculo, que quando mostrados e estando em conformidade os documentos e o condutor (leia-se conformidade do condutor a pessoa tendo até bebido, porém mantendo sua capacidade motora, psíquica e intelectual intacta. 

Mais uma vez afirmo, estar bêbado é diferente de estar embriagado, um ser humano normal é capaz de voltar pra casa depois de ter bebido e não matar ninguém, um animal sem cérebro bebe, perde o controle e faz besteira, sei que existem exceções como tudo na vida, mas outros testes motores são muito mais efetivos nesses casos que o bafômetro) o mesmo era liberado para prosseguir para sua residência.

Geralmente quando os documentos não estavam em ordem, ou o condutor não foi muito educado com o respeitável PM, a abordagem era, digamos, mais minuciosa, verificando estado dos pneus, luzes, equipamentos de segurança, e etc.

Isso ANTIGAMENTE.

Hoje uma blitz consiste basicamente como:

O cidadão é abordado e é convidado gentilmente a soprar uma maquininha que mede a concentração de álcool através da conversão em ácido acético, e segundo o Art. 276. “Qualquer concentração de álcool por litro de sangue sujeita o condutor às penalidades previstas no art. 165 do mesmo Código”. O que acaba penalizando, na maioria das vezes, o trabalhador assalariado que trabalha feito um burro de carga em uma plantação de cana para sustentar os políticos que não fazem outra coisa se não apadrinhar familiares de outros políticos com salários GRITANTES mantendo uma casta inatingível de nepotismo cruzado, que pode NÃO ESTAR APARENTANDO GRAU ALCOOLICO NENHUM, estar completamente são, VISIVELMENTE EM CONDIÇOES DE DIRIGIR EM SEGURANÇA, se comunicando perfeitamente bem, andando, raciocinando, enfim, não parece NEM DE LONGE que bebeu, mesmo assim, por que a maquininha acusou um nível maior que 0 o pobre (literalmente) trabalhador escravo pega uma multa de quase DOIS MIL REAIS, o que, na esmagadora maioria das vezes CORRESPONDE A MAIS DE DOIS MESES DO SALARIO DELE.

Porem, o que causa revolta, dor no meu coração e ASCO de viver nesse pais é uma coisa que venho observando nessa blitz ~álcool zero~~ vamos imaginar dois cidadãos com carros idênticos, comprados no mesmo ano e aparentemente em bom estado de conservação.

Agora imagine os dois passando na mesma blitz em uma sexta feira a noite com uma diferença de 45 minutos.

O primeiro  que não bebeu nada, porém vinha sem cinto de segurança (sendo colocado a uma distancia segura dos olhos dos policiais e retirando-o ao passar pela blitz), sem estepe, triângulo ou macaco, com um dos pneus carecas e extintor vencido.

Ao passar pela blitz é abordado por um policial e convidado a fazer o teste do bafômetro, que, é claro, ele é aprovado. Logo depois ele é parabenizado, saudado e liberado.

O segundo é um trabalhador que, depois de mais uma semana estressante de trabalho semi escravo na repartição publica, tendo que conviver com um exercito de cargos comissionados que simplesmente não trabalham e ganham o triplo de seu salário e etc. é convidado para uma happy hour com os outros amigos escravos do sistema, onde ele toma QUATRO CHOPPS e depois de algumas horas ele tem que ir, por que na manhã seguinte ainda terá que ir para faculdade.

Ele entra em seu carro, coloca o cinto de segurança, e vai para casa.

No caminho, já dentro de seu bairro, duas ruas antes de chegar a sua ele, sem poder desviar vê uma operação de guerra montada, também chamada de blitz álcool zero, ele sem poder fazer nada segue em frente e é obrigado a parar.

Durante a abordagem, assim como o primeiro, ele também é convidado a realizar o teste, porem ele se nega, pois sabe que graças a essa lei COMPLETAMENTE MAL FORMULADA ele, mesmo não estando bêbado se fizer o teste e a lei for cumprida a risca ele pode até ser preso. Bem, ele se nega e é multado em mais de 1900 reais. o que é MAIS QUE O DOBRO DO SALÁRIO DELE. Mesmo estando com o carro todo ok e NÃO ESTANDO BÊBADO.

Como sempre digo (repito por que tem gente que simplesmente não entende ou finge não entender) não sou a favor de se dirigir embriagado. Mas como também sempre digo, EMBRIAGADO é diferente de BÊBADO.

Essa lei não tem o mínimo de bom senso, e talvez por isso está sendo usado como fonte arrecadatória, o que ao meu ver, foge completamente do seu objetivo primário, que era diminuir as mortes no trânsito.

Não sei em outros estados, mas aqui no Acre a situação é ridícula.

Nenhum comentário: